Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Gastronomia: Verrines....comidinhas em copo

A palavra verrine vem do francês verre que significa “copo”. Ou seja, são comidinhas arrumadas num copinho de vidro transparente, deixando a mostra as diversas camadas de cor, temperatura e sabor surpreendentes.

A moda de usá-las em jantares, não só em coquetéis – onde fica mais fácil segurar o copo em vez de um prato – é recente, mas vem ganhando adeptos em todas as regiões. Então que está em atenção as tendências, já utiliza tanto em receitas salgadas, quanto em doces.
Ao degustar alguma verrine, lembre de introduzir na vertical o talher até o fundo, experimentando em apenas uma colherada todos os sabores. Todavia, se o que for servido for líquido, como um sopa de tomate, deve se dispensar a colher e tomar direto do copo. Se for cremoso é usada a colher. Já se tiver pedaços e grãos, deve-se usar o garfo.
Caso você vá servir algum verrine gelado, melhor dispor em recipiente com gelo – caso seja uma festa tipo coquetel, ou servir na hora da refeição.

As Verrines eram mais utilizadas para servir sobremesas mas hoje a criatividade já permite preparar deliciosas Verrines salgadas, como por exemplo, de macaxeira com carne seca ou polenta mole com funghi secchi.

 A idéia é transportar empratados salgados tipo cremosos, saladas e sobremesas, em copos ou bowls de vidro, afirmando a miniatura como proposta simples, divertida e de muito bom gosto. Os copos devem ser pequenos e transparentes para que se possa apreciar as camadas.

Também conhecido como bagatela, a idéia se difundiu incorporando ingredientes e técnicas de culturas distintas. Uma mesma verrine pode conter até 5 elementos diferentes crus, moídos, mousses, molhos, aerados, ralados, duxelles, - salteado de cogumelos com ervas - mirepoix cru ou salteado e muito mais, utilizando o contraste de cores e usando alimentos que se complementam. As verrines salgadas podem ser servidas como entrada de um jantar.
















 

3 comentários:

  1. mais do que uma delicia aos olhos, é uma mistura de sabor ao paladar...
    muito boa a explicação, despertou meu interesse neste assunto
    ;]

    ResponderExcluir
  2. Beautiful pictures. seeing all this food make me hungry :0) you have a great blog! please check out my blog and follow if you like, I promise to do the same for you! xx
www.lovejoice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hola guapa! acabo de encontrar tu blog y me encanta!. Éste pos tiene un color fantástico!
    Pásate a visitarme y si te gusta mi blog, podemos seguirnos.
    Besos, desde España, Marcela

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...