As sandálias mais amadas (e usadas) do país - e porque não do mundo - ganham agora espaço especial no endereço da moda. A primeira loja-conceito das Havaianas foi inaugurada em São Paulo, um convite para os apaixonados pela marca.
Trata-se de um espaço, em plena Oscar Freire, onde é possível viver uma experiência sensorial com as sandálias. Isso mesmo, além de ver, você pode sentir o cheirinho especialmente criado pela Natura para a loja, criar com as próprias mãos seu modelo personalizado e ainda ouvir uma trilha, também preparada para o ambiente, com uma mistura de Bossa Nova e House Music.
“Escolhemos a Oscar Freire por ser um importante centro de compras do país, onde todas as grandes marcas estão presentes, o que a transforma em uma rua símbolo para a moda no Brasil. Havaianas hoje é conhecida mundialmente e um ícone de moda”, explica Carla Schmitzberger, diretora de negócios da empresa.
Depois de um ano e meio, entre projeto e obra, é possível se deliciar com o trabalho arquitetônico, assinado por Isay Weinfeld. O Espaço Havaianas conta com materiais diferenciados que valorizam a cultura brasileira e propõem um novo jeito de se relacionar com a marca.
Para se ter uma idéia, o teto da loja é forrado de um mosaico de clarabóias que deixam o sol entrar, transmitindo uma agradável sensação de aconchego.
Além disso, um grande cubo interativo, com 51 telas de plasma, exibe imagens e animações das Havaianas. O cubo foi idealizado pelo designer e curador de exposições Marcello Dantas, responsável também pela montagem do Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista.
Para os fãs da marca, mais uma boa notícia. O Espaço é o único lugar do planeta onde é possível encontrar todos os produtos da marca - mais de 350 sandálias diferentes, que custam de R$ 8,90 a R$ 250. Por lá é possível conferir também bolsas, toalhas, chaveiros, pins e meias.
O ENDEREÇO
Para não perder essa, anote. O Espaço Havaianas funciona de segundo a sábado, das 10h às 20h e fica entre as ruas Melo Alves e Consolação, no número 1116. Um arco-íris na fachada, formado por um paredão de sandálias em cores vibrantes, não vai deixar você perder a loja.
O ESPAÇO
A intenção da arquitetura foi simbolizar o espírito casual, confortável e jovem da marca, criada em 1962. Nesses 49 anos que se passaram entre a gênese do produto e a criação do espaço institucional que reúne a totalidade de seus modelos e linhas - há cerca de 350 exemplares de sandálias na loja -, a Havaianas conquistou grande prestígio no Brasil e no exterior. “Comunicar a brasilidade da marca”, assinala o arquiteto, era um dos desafios do projeto.
O resultado tem a aparência de uma não-edificação, um espaço vazio e rebaixado em relação à cota pública, que preza a indefinição dos limites de paredes, pisos e coberturas, embora a implantação ocorra em terreno de miolo de quadra. A intenção foi resgatar a ambiência de espaço aberto, praiano, vinculada à identidade visual da marca.
Da Oscar Freire - a rua de comércio mais sofisticado de São Paulo -, não se veem vitrines ou recursos gráficos mirabolantes, mas um pórtico branco com altura externa de três metros e a largura total do lote. Sua elogiosa proporção horizontal é a geratriz da arquitetura, dado que a ocupação da loja se desenvolve na descendente, a partir dele, concentrada no pavimento inferior. O pórtico delimita uma espécie de largo que prolonga o passeio público no espaço interno da edificação, cujo fechamento é feito com portas de vidro armazenadas em berço escavado no subsolo.
A cobertura da loja é o mais evidente elemento arquitetônico, constituído pela trama ortogonal e de modulação sutilmente irregular que acompanha o distanciamento de dois metros entre as vigas metálicas transversais. Alternam-se, nesse mosaico do teto, espaços abertos - junto ao encontro com as divisas laterais -, fechamentos envidraçados ou feitos com ripado, assim como módulos de climatização e outros dedicados ao sistema de iluminação artificial ou de sonorização dos interiores.
Em diálogo com a arquitetura despojada, contudo, existe um complexo sistema de setorização e apresentação dos produtos, que o arquiteto transformou em tema através de formas geométricas. Elas contextualizam setores autônomos no amplo espaço da loja, a exemplo do cubo interativo da entrada. Este foi desenvolvido em parceria com o designer Marcello Dantas e é formado por 51 telas especiais de plasma exibindo, em ritmo acelerado, animações que versam sobre o conceito da marca.
O ARQUITETO
Nenhum comentário:
Postar um comentário