Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Terapia da Arquitetura



Você já pensou na relação entre a arquitetura e a felicidade? O tema é bem curioso, já que aprendemos desde a infância de que não devemos buscar a realização pessoal nas coisas materiais. Mas pensando bem, passamos a maior parte da nossa vida dentro de casa, no escritório, em restaurantes, no shopping, ou na igreja. O filósofo inglês Alain de Botton acredita que buscamos numa obra de arquitetura algo semelhante ao que procuramos num amigo. Construir uma casa, comprar um apartamento ou decorar o lar são uma amostra de identidade, na qual as pessoas querem ser reconhecidas e até idealizar como elas poderiam ser. Neste sentido, a casa deixa de ser apenas um local de abrigo e segurança, tendo o papel de um refúgio psicológico, que guarda a essência de quem vive ali.
Seguindo esta lógica, todas as vezes que um projeto arquitetônico te encanta, na verdade você encontrou nele algo que se identifica com os seus valores. Alain acredita que funcionalidade e beleza devem andar juntos (e nós também! Olha só aqui) e para ele, ser belo é uma importante função de um projeto. É essencial para o ser humano viver e transitar por locais que, além de modernos e confortáveis, sejam agradáveis aos nossos olhos e alegrem a alma.
Foi pensando em trazer mais felicidade para a vida das pessoas que este filósofo idealizou o projeto Living Architecture. Ele convidou Peter Zumthor, Michael & Patty Hopkins, NORD, Jarmund/Vigsnæs Architects & MVRDV para construir casas espetaculares e totalmente inusitadas. E o melhor, além de contemplá-las, você pode vivenciar a experiência de “morar“ numa dessas obras maravilhosas, pois para Alan, todos devem passar por essa experiência inspiradora. Antes que você diga que não é milionário, a gente explica: a partir de 638 libras, algo em torno de 1.723 reais, já é possível se hospedar por 4 noites, você e mais sete amigos, em um celeiro que se apóia em um pequeno pedaço de terra, casa batizada de The Balancing Barn.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...