Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fábrica de Cimento Transformada em Residência e Atelier

Ricardo Bofill transformou esta antiga fábrica de cimento, localizada em Barcelona, na Espanha, em um local confortável para seu atelier pessoal, e sua residência, que aparenta muito requinte. A Fábrica de Cimento foi descoberta em 1973, e já era uma fábrica abandonada e parcialmente em ruínas, composta por mais de 30 silos, com galerias subterrâneas e salas de máquinas enormes, mas Ricardo Bofill comprou e começou as obras de renovação.
Ele definiu bem o espaço, com a demolição de certas paredes, expondo as estruturas anteriormente escondidas e criando a paisagem da arquitetura, com o plantio de diversas espécies de plantas como o eucalipto, palmeiras, oliveiras entre muitas outras.
As obras de renovação duraram quase dois anos para atingir um layout de acordo com a estética diferente das predisposições de plástico que se desenvolveu desde a Primeira Guerra Mundial e que estiveram presentes no interior da fábrica.
Um compêndio de elementos surrealistas; escadas paradoxais que subiam para o nada, o absurdo de certos elementos que pairavam sobre vazios, espaços atraentes, mas inúteis e de proporção estranha, mas mágica por causa de sua tensão e desproporção. Elementos de abstração; volumes puros que se revelam por vezes quebrados e impuros, bem como elementos do brutalismo; abrupta do tratamento, e as qualidades esculturais dos materiais. Ser seduzido pelos elementos da contradição e da indefinição do espaço, decidiu manter a fábrica e modificar a brutalidade original (devido ao grosso da natureza do antigo programa), e esculpi-lo como uma obra de arte.
Todos estes elementos mágicos estão no meio de jardins transformados que foram uma vez o pátio de uma fábrica de cimento. Vários espaços apareceram, e as estruturas foram agraciadas com uma utilização, onde suas características são o que designaram seu novo programa: a catedral, o jardim, e os silos.
A construção renovada incorpora várias línguas na história da arquitetura, uma linguagem culta, em oposição à arquitetura vernacular com janelas, portas, escadas e falsas perspectivas, aplicadas às paredes exteriores e algumas interiores.
Lentamente, com a ajuda dos artesãos da Catalunha a fábrica foi transformada, mas permanecerá sempre como obra inacabada. O espaço abundante e a altura prevista demonstra moderação inconcebível; o espaço interior não foi abarrotado com muitos elementos decorativos, mas sim os interiores são deliberadamente decorados com elementos contemporâneos casuais













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...