Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 29 de janeiro de 2011

VÁ DE CIMENTO QUEIMADO

O cimento queimado conquista fãs por ser uma opção rústica, elegante e, ao mesmo tempo, barata. Mas nada é tão simples: para garantir um piso sem rachaduras e outros defeitos, é preciso atentar para algumas dicas, contar com um profissional especializado e ter uma boa receita em mãos.




Na reforma desta casa, o banheiro, pequeno e sem janela, pedia mais espaço. A pia foi trazida para fora, sobre um aparador, e assim aproveitou-se o vão sob a escada. Para demarcar a área, o piso com cerâmicas do artista Flávio de Carvalho (Dalle Piagge) difere do restante da sala. O cimento queimado dá um toque especial ao cantinho: ele cobre a parede e esconde os tijolos deteriorados. Sobre as peças de barro aparentes, aplicou-se com brocha uma nata de cimento e adesivo para chapisco (Bianco, da Otto Baumgart). Isso protege o material e evita que esfarele. Projeto de Júlio Bouvier e Giles Castellan
  


Nesta sala, o cimento queimado nas paredes e no piso ganhou evidência. Para evitar trincas, há um sulco de uma parede a outra, alinhado também com o piso. Repare que o revestimento é contínuo, sem a interrupção do rodapé. O resultado surpreende pela elegância. Projeto de Alan Chu e Cristiano Kato
 



A partir de uma reformulação do corredor, o banheiro se incorporou ao quarto. Para ganhar espaço, a arquiteta projetou uma esfera de concreto armado (onde depois foi instalado o chuveiro), avançando 48 cm sobre a área de circulação. Na troca dos acabamentos, opções simples e econômicas: tinta acrílica nas paredes e cimento queimado com resina no piso. Projeto de Diana Malzoni.

Na entrada desta casa, ladrilhos hidráulicos formam um par charmoso com o cimento queimado. A princípio, a instalação do cimento queimado com Pó Xadrez foi feita a olho, mas não deu certo e um especialista foi chamado para refazê-lo. Ele dá a dica: “O cimento precisa ser aplicado no mesmo dia em que se prepara o contrapiso, pois ambos devem secar juntos”. Ao combiná-lo com ladrilhos, assente essas peças antes, pois é o cimento que dá acabamento ao piso. Projeto de reforma de Carlos Verna.
  

Um comentário:

  1. eu trabalho com bancadas de concreto e combina muito com cimento queimado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...