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sábado, 8 de janeiro de 2011
Arquitetura....Cores para um novo tempo
Tons cítricos e acinzentados dominarão os ambientes no próximo ano. Contemplação e alegria são os conceitos em voga.
Virada de ano é sinônimo de renovação de expectativas. Mudam também as referências de moda, os cortes de cabelo, as tendências de maquiagem, os modelos de carro. O mesmo ocorre com a decoração. Já desponta uma nova paleta de cores com a cara de 2011 — pronta para despertar sensações inéditas.
Os especialistas em tintas apostam agora em conceitos que envolvem esperança, contemplação e alegria. Isso tudo porque se tem notado que as pessoas estão acreditando no futuro e valorizando mais as sutilezas do dia-a-dia. O resultado é a procura pelo equilíbrio entre o acolhimento da vida cotidiana e as tecnologias inovadoras.
As pesquisas e estudos para a criação de cores duram o ano todo e são feitas em conjunto por profissionais do mundo inteiro. São levados em conta os acontecimentos da atualidade, a situação política e econômica e, principalmente, o comportamento e os anseios dos consumidores.
“Levamos em consideração fatores como arquitetura, design, artes, cultura, moda, história, política e economia. Diversas fontes de informação são usadas para chegar ao conceito dos temas”, explica Karina Walter, coordenadora de marketing da Suvinil. A conclusão foi de que as cores precisam passar leveza e tranquilidade.
Daí a predominância de tons cítricos, consirados alto-astral. Está ocorrendo uma transição das tonalidades mais saturadas para tons mais limpos, otimistas e suaves. “As cores mais claras nunca saem de moda. Às vezes elas ficam mais em evidência. Os tons mais suaves dão elegância e as cores fortes dão mais personalidade”, ressalta a designer de interiores Marli Rodrigues.
A alegria desses matizes não os isenta de cuidados na hora de compor o ambiente. “É preciso ter muita cautela com os tons cítricos porque, depois de algum tempo, eles podem enjoar. Prefiro usá-los apenas como um toque, principalmente em brinquedotecas e em quartos infantis, para estimular e dar energia”, alerta Marli.
Como uma raspadinha de limão
A tendência dos cítricos é tão forte que a Coral já elegeu a cor do ano que se aproxima: toque de limão como. Trata-se de um amarelo suave, aéreo e que simboliza um espírito mais livre, um sentido de diversão e de energia positiva. É uma cor estimulante, que cria uma atmosfera de frescor e de receptividade.
Paola Vieira, gerente global de colour do grupo AkzoNobel, que faz os estudos de cor da Coral, explica que o toque de limão pode ser utilizado em qualquer ambiente. “Ainda que se trate de um tom incomum, ele é muito flexível e fica bem em combinações mais harmônicas ou contrastantes. As ideais podem ser feitas com neutros frios, violetas profundos, azuis bem definidos e tons pastéis”, sugere.
O toque de limão faz parte da paleta apreciação da Coral, que se divide em cinco temas: a beleza do cotidiano, buscando o caminho, alegria instantânea, feito com amor e magia molecular. Completam o conjunto rosas avermelhados, cinzas, tons pastéis, beges, marrons, turquesas e púrpuras.
Cinza: sofisticação e elegância
No mesmo clima de suavidade, a Lukscolor investe nos amarelos inspirados nos tons da flor de mostarda e do limão siciliano. São tons confortáveis, que irradiam luminosidade e sofisticação. Podem ser trabalhados com turquesas, azuis e pequenas doses de roxo.
Mas a estilista de cores da empresa, Deise Melo, ressalta que, de um modo geral, as tonalidades para 2011 são mais acizentadas que as vistas no ano que passou. “O cinza é uma cor importante na nova temporada porque influencia todas as outras cores. Vamos ver muitos azuis acinzentados, vermelhos acinzentados. Mas isso não quer dizer que elas ficarão monótonas e, sim, mais sofisticadas e elegantes”, justifica Deise.
Apesar de ser um tom mais masculino, o cinza traz sensação de acolhimento, de nostalgia, tem personalidade, é neutro e não enjoa. O tom dá elegância e sofisticação a outras cores.
A Suvinil também está investindo nos acinzentados, que virão acompanhados dos metalizados. Vermelho-cereja, azul-Sibéria, verde-hortelã, magenta, amarelo-pavão estão entre as apostas da Suvinil. A empresa dividiu a paleta em três temas: real, binário e imaginário. O real baseia-se em simplicidade e bem-estar. A cor principal é o cereja, que representa o drama.
Já o binário ressalta o mundo tecnológico em tons metalizados, com destaque para o azul acinzentado. Por último, o imaginário traz uma fusão entre arte e tecnologia. São imagens vibrantes e ambientes lúdicos. As principais cores são o magenta, o amarelo pavão-e o aurora boreal.
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