Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

E por falar em Neza César.....

Quase todo mundo tem medo de usar cor. Ela não tem! Saber usá-las é uma arte. Ela tem de sobra esta arte. E mesmo quando usa cores fortes, seus ambientes são leves.... me lembram crianças brincando com cores: fica tudo tão bonito e certo.. sempre!
Eu sinto nestes ambientes alegria e força, uma alma feminina e feliz.

UOL Estilo - Qual o segredo para a combinação de estampas não desandar?



Neza César - Seja qual forem as estampas escolhidas, é bom ter sempre uma cor que seja um link para todas as outras. No caso das flores, por exemplo. Dá para misturar estampas variadas desde que você eleja uma cor para guiar a escolha das outras. Você pode ter um tecido de fundo azul com flores cor-de-rosa e coordenar com outros que tenham flores de cores contrastantes, como amarelo e pink e usar a sua sensibilidade para criar misturas harmoniosas.

UOL Estilo - Então dá para fugir do composé sem medo?


Neza - Sim, sempre prefiro pensar num bom contraste de cores na hora de misturar estampas, o composé é muito chato e você encontra pronto em qualquer lugar, não tem surpresa. Se libertar das amarras na hora de combinar as estampas é muito importante.
UOL Estilo - Quais são outras combinações que funcionam bem na decoração?



Neza - Flor com flor, flor com listras ou xadrez, xadrez com listras. Muitas estampas de flores e uma só de listras - que tenham pelo menos duas cores que combinem com as flores escolhidas. São muitas as opções. Existem algumas combinações de cores que provocam um contraste muito bom na decoração. Na minha casa mesmo usei muito amarelo e rosa, vários tons, todos em estampas florais. Mas adicionei uma pitada de vermelho, um xadrezinho que ficou lindo e resultou num contraste lindo com as outras cores. Usar muitos tons de uma mesma cor também funciona. Gamas de rosa, por exemplo, com uma pincelada de melancia, que é quase vermelho.


UOL Estilo - Algumas pessoas ainda temem em usar estampas de bicho na decoração, apesar da ampla oferta nas vitrines das lojas. Como você recomenda o uso desse tipo de estampa?


Neza - Estampa de bicho com tecido liso sempre funciona, mas você pode ir além, ousar fazer o que parece impensável. Acho lindo, por exemplo, estampa de bicho misturada com algum floral. Mas com muita parcimônia. Misturar uma almofada de onça com um floral incrível ou em detalhes: um edredon de flor com uma vira de oncinha, por exemplo.

UOL Estilo - A textura dos tecidos altera o resultado?


Neza - Não tenho nada contra misturar texturas. Para um dos ambientes da Casa Cor estou fazendo uma decoração que mistura tecido de linho com veludo e está ficando lindo. O uso das texturas depende muito do tato, do uso. Varia se for num sofá ou numa cortina. Não gosto muito de regras, acho que a única coisa que não pode é você bater o olho e não ver uma harmonia no resultado. É como combinar as peças de roupa que você vai usar. Nada em tese é proibido, só a falta de harmonia.

UOL Estilo - Vale também investir em estampas nos móveis?


Neza - Sim, você pode misturar estampas variadas em uma poltrona: o corpo do móvel forrado com um tecido liso e o assento estampado. Ou então criar um patchwork de estampas, outra aposta decorativa de sucesso. Num móvel com gavetas, você pode aplicar um tecido diferente em cada uma delas ou então fazer uma découpage: recortar uma flor de uma determinada estampa e aplicar sobre listras ou xadrez, por exemplo.

UOL Estilo - Um dos maiores "dramas" decorativos é coordenar cortina, sofá e tapete, como se resolve isso usando estampas?


Neza - Gosto de cortinas mais leves e de tons neutros, como branco ou off white, mais para aconchegar do que para colorir o ambiente, gosto de ambientes com bastante luz. Mas dois exemplos que funcionam são: cortina lisa + tapete estampado + sofá liso (num tom que puxe para o tapete), cortina estampada ou com listras + tapete liso + sofá coordenado com a estampa da cortina (que tenha ao menos uma cor que faça o link).

UOL Estilo - E com relação ao papel de parede, que está bem alta no momento?


Neza - Papel de parede com estampas geométricas (anos 60 e 70) misturado com um sofá vintage estofado com veludo liso em algum tom parecido com o do papel de parede fica muito bom. Outra coisa boa para pensar é em deixar uma estampa específica como a principal atração do ambiente, as demais se harmonizam com ela. É pensar em algum elemento estampado como o favorito do ambiente e nos demais como coadjuvantes.

































Serviço





















Escritório de Estilo Neza César









Tel: (11) 3571-2023



























http://www.nezacesar.com/

2 comentários:

  1. Adooooro misturar cores e estampas. E ela realmente é muito criativa e joga muito bem nessa área.
    bjos
    Manu Mitre

    ResponderExcluir
  2. Manu...primeiro obrigada pelo comentário...
    Eu sou fã número um da Neza...pela alegria que ela passa através do trabalho...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...