Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dona Lily Marinho


Filha de uma francesa e de um inglês, Lily Monique de Carvalho Marinho nasceu em Colônia, na Alemanha, mas foi criada na França. Em 1938, a beleza da jovem impressionava. Lily Monique foi miss Paris, aos 17 anos de idade. Foi em Paris que conheceu o primeiro marido, o empresário Horácio de Carvalho. Casou-se e adotou o Brasil como pátria. Com Horácio de Carvalho , teve um filho, Horacinho, que morreu num acidente de automóvel, aos 26 anos de idade. Tempos depois, adotou um menino, que lhe deu quatro netos.

Dona Lily e Roberto Marinho se conheceram em 1941. Quase cinquenta anos mais tarde, quando a reencontrou, já viúva, Doutor Roberto se lembrava de como ela estava vestida quando se encontraram pela primeira vez.

"Quando esse mesmo homem confessa que, durante 44 anos, nunca esqueceu o primeiro encontro, quando diz achá-la bela... Como não se sensibilizar?", recordou ela no livro "Roberto & Lily", lançado em 2004. Eles se casaram em setembro de 1991. Roberto Marinho tinha 86 anos, e Lily, setenta.

Com Doutor Roberto, Dona Lily ajudou a trazer pela primeira vez ao Brasil grandes exposições de artistas franceses, como Monet e Rodin. Pelo apoio e pela promoção da cultura, Dona Lily foi condecorada pelo governo da França com a Legião de Honra e homenageada pelo Ministério da Cultura do Brasil. Dona Lily é também Embaixadora da Boa Vontade da Unesco, o braço da ONU para educação e cultura.

Quando Roberto Marinho morreu, em 2003, a cerimônia de despedida foi na casa do Cosme Velho. E foi lá que ela viveu até ser internada. "Não poderia viver em outro lugar. Com sua ausência, viverei com saudade até o fim", disse certa vez.

Dona Lily Marinho, viúva de Roberto Marinho, fundador das Organizações Globo, e Embaixadora da Boa Vontade da Unesco, morreu às 20h05 (horário de Brasília) desta quarta-feira (5), aos 89 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio, desde o dia 13 de dezembro, com infecção respiratória. Duas semanas atrás, Dona Lily foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...