Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 15 de dezembro de 2012

COMO PLANEJAR A CEIA DE NATAL



Se você vai receber a família para a ceia de Natal, veja algumas dicas para planejar direitinho:

A primeira coisa que você deve fazer é uma lista de quem participará da ceia na sua casa. A quantidade de convidados definirá todo o restante.
Planeje o cardápio! Você já deve ter suas receitas preferidas, mas pode pesquisar ideias na Internet para fazer algum prato diferente. Se puder pedir para algum convidado trazer algo, peça! É normal dividir as tarefas para a ceia e nossos parentes já estão acostumados com isso. Você sempre pode pedir para alguém trazer alguma sobremesa ou outro prato.
Planeje o que ficará sob os seus cuidados e faça uma lista de tarefas. Antecipe o que puder (congelando alimentos, por exemplo). Veja a checklist de Natal que publiquei no blog outro dia.
As compras de alimentos devem ser feitas uma semana antes. Alguns legumes, verduras e frutas podem ser comprados poucos dias antes.
Se possível, estabeleça um lugar para ser o “centro de buffet” na sua casa. É mais prático deixar todas as comidas em um único lugar que encher a mesa de pratos que ocupam muito espaço.
Sirva comidas que não precisam de preparo, como frutas secas, panetones, queijos, saladas, biscoitos. Isso diminuirá bastante a sua carga, se tiver que fazer a maioria das coisas sozinho(a). Aliás, ter esses petiscos disponíveis já na chegada dos convidados evita fazer com que todos passem fome aguardando o jantar.
Não se estresse! Basta se planejar direitinho e fazer tudo com calma. Se algo não sair como o planejado, é normal. Não se culpe. É uma reunião familiar, foque na presença das pessoas que você gosta.
A escolha do cardápio é algo bastante particular para cada família e as opções são infinitas. De qualquer forma, atente para as restrições alimentares dos convidados. Se tiver uma tia ou um tio diabético, por exemplo, é de bom tom ter um doce dietético, como gelatina, para não fazer a pessoa passar vontade e mostrar que você se importa. Se tiver alguém vegetariano, verifique se há opções.

O mais importante ao receber pessoas é curtir cada momento e fazer com que se sintam bem e confortáveis. De nada adianta a comida estar impecável se você não sai da cozinha e quer lavar a louça o mais rápido possível enquanto os convidados ainda estão na sala. Uma ceia de Natal, assim como qualquer jantar ou encontrinho em casa, serve justamente para curtir a presença das pessoas. Todo o resto deve servir vocês, não o contrário. Pense em proporcionar uma noite agradável a todos e delineie seu planejamento por aí. Não pense na comida como principal, mas sim nos seus convidados. Todo o resto, como comida, mesa, decoração e música vão partir das decisões que você tomar a respeito de cada um dos presentes.

Como você costuma planejar a ceia de Natal na sua casa?














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...